quarta-feira

A Quinta do Ribeiro Travesso ou a Quinta dos Paivas - LANÇAMENTO do livro:


 
A Quinta do Ribeiro Travesso, ou  a Quinta dos Paivas, de Miguel Portela e de Margarida Herdade Lucas será apresentado no dia 16 de Abril, às 14h30, na Quinta dos Paivas, em Figueiró dos Vinhos, comemorando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.  
Contamos com a Vossa presença!
Será realizada uma visita guiada à Quinta, seguida da apresentação do livro, numa iniciativa dos autores, no sentido da divulgação de um conjunto arquitectónico e paisagístico de grande valor estético. 
Joaquim Lopes de Paiva construiu a Quinta do Ribeiro Travesso no fim do séc. XIX, nos subúrbios da vila de Figueiró dos Vinhos. Residência de férias e refúgio verdejante, torna-se um exemplo em que a arquitectura e a vegetação se interligam num espaço comum.
 
Regista-se, com esta publicação, mais uma parte da História e da vida cultural da região que envolve Figueiró dos Vinhos, no período de transição do séc. XIX para o séc. XX, numa época de grandes mudanças políticas e sociais para o país, ao mesmo tempo que no Interior se lutava tenazmente pelo desenvolvimento. 
 
O lema “Civilização e Progresso”, em que acreditavam profundamente, foi de facto traduzido em obras concretas. As suas marcas ficaram, constituindo um manancial de valores culturais para redescobrir. À luz do presente.


6 comentários:

  1. Gostava de saber o preço, e onde se pode adquirir este livro. E se tem alguma história (ou genealogia) desta família.
    Atenciosamente,
    Henrique Dias

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Agradeço seu comentário.
    Para mais informações agradeço um contacto para:
    verdegaio@gmail.com
    Melhores cumprimentos
    Quim Santos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo disse...
    Boa tarde!

    O valor do livro é de 5€, podendo ser adquirido em Figueiró dos Vinhos, no posto de turismo ou solicitando-o para o seguinte e-mail: Magelo2001@gmail.com

    Informo ainda que está a ser preparada um obra com a genealogia de todas as famílias de Figueiró dos Vinhos desde 1540 até 1800.

    Esta obra deverá estar concluida até final do ano de 2011.

    Abraço.

    Miguel Portela

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Gostaria que me informassem se possível a genealogia do Arquitecto Luís Ernesto Reynaud, pois o meu cunhado é Reynaud e pouco se sabe da origem dos seus antepassados,o que consta é que foi um arquitecto ou um irmão, que esteve ligado ao elevador de Santa Justa

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel Portela,
    Gostava de saber se já pode ser adquirida a obra com a genealogia de todas as famílias de Figueiró dos Vinhos desde 1540 até 1800.
    Com os melhores cumprimentos,
    Henrique Dias

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    A obra com a genealogia das familias de Figueiró será publicada brevemente, através de pequenos livros com algumas familias de modo a poder ser uma obra de baixo custo.
    Espero que ainda este ano se consiga publicar alguns pequenos livros...

    Miguel Portela

    ResponderEliminar